segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Torcedor!!!

Tenho uma relação de amor com o Ceará Sporting Club desde sempre. Incentivado por meu pai fui gostando e me aproximando cada vez mais por este clube. Em meados do ano 2000 quando estava muito afastado de futebol, foi a vez de meu irmão Caio Guedes me reaproximar dos estádios.

De lá pra cá, acompanhei uma década de desmandos, improbidades, irresponsabilidades e muita coisa ruim dentro do clube que amo. Mas eu acompanhei de perto mesmo. Vi muita gente ruim, muito aproveitador, muito "mala" lá dentro.

Até que em 2008 apareceu o Evandro Leitão, atual presidente do clube. Com ele vieram as vitórias, veio a responsabilidade, o zelo com o clube e o respeito aos antigos dirigentes. Assumiu, sem denegrir a imagem de nenhum sucessor.

Sem dinheiro, com o time a 35 dias de estrear no Campeonato Brasileiro da Série B, apenas com 4 jogadores, formou ao lado do Lula Pereira e do Jurandir Junior (Sim, o Jurandir Junior foi muito útil e importante para o Ceará) um time bem competitivo. Time este que ao longo do campeonato foi chamando atenção dos grandes centros e se desfazendo, perdendo assim suas principais peças. Terminamos em 12º.

Aquele Evandro, o de 2008, sofreu. Penou com a falta de dinheiro. Sofreu nas derrotas, aliviou-se nas vitórias. Compôs sua diretoria de torcedores de arquibancada. Formou uma "curriola" (Fiz parte desta "curriola" até maio de 2010) em torno de si e foi transparente com a torcida. Esta por sua vez entendeu o recado, acreditou nas suas palavras e comprou a briga de mudar a cara do clube.

Vi Evandro chorar após uma vitória contra o maior rival as 6.30hs da manhã em uma churrascaria da cidade por não saber como suportaria a pressão que estava passando. Vi Evandro ser carregado nos braços ao perder um campeonato que seria o "Tetra" do nosso maior rival em 2010. Vi Evandro dar força a um elenco após a perca de outro campeonato para o maior rival e afirmar que aquele grupo estava de parabéns mesmo com a derrota, e que aquele seria o ano do clube. 2009. E foi mesmo!!!

Infelizmente, após este ano mágico, alguma coisa aconteceu com o Evandro, não sei qual foi a motivação. Passou a se interessar por política, passou a ignorar os que estavam mais próximos. Antes defenestrava qualquer tipo de assunto relacionado a política dentro do clube. Saiu candidato a Deputado Estadual. Passou a afastar as pessoas.

Sob um discurso de que o clube precisaria se profissionalizar. Contratou um executivo para gerir o clube (A escolha deste executivo foi um grande erro pra mim.) e foi ser Secretário de Estado. De lá pra cá, colocou o Robinson de Castro para ser diretor de futebol, foi campeão cearense pela primeira vez. E mudou. Como ele mudou...

Podem prestar atenção, nas suas declarações e suas entrevistas um outro tom. Sua postura é outra. O Evandro a quem um dia conheci, fui amigo não existia mais.

Até ontem....

Paradoxalmente ao rebaixamento do clube, eu ví um lampejo do Evandro de 2008 e de 2009. Em sua Carta Aberta pedindo afastamento, li em suas palavras sua agonia, sua visceralidade que antes o caracterizava e que fez com que ele conduzisse o barco com maestria até sua mudança.

Fiquei na certeza de dias melhores. Para ele e para o nosso clube. Atitude impensada de cabeça quente, motivada por sentimento não pela razão. O grande dirigente tem que saber dosar as duas porções e encontrar um equilíbrio para poder conduzir... Talvez esta alta dosagem de decepção tenha servido para que o "racional" Evandro reflita e desperte o cara que sempre foi.

Ontem após muito tempo vi novamente Um torcedor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário